
Saúde
Vigilância em Saúde de Juruena Intensifica Combate à Dengue com uso de Telas e Testes.
31/01/2025 às 11:15:00
A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância em Saúde do Município de Juruena está intensificam as ações de combate à dengue com o uso de novos materiais. Recentemente, foram adquiridas telas para proteção de fossas e testes rápidos IGG e IGM para detecção dos vírus DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4 no laboratório municipal.
As equipes da Vigilância em Saúde estão realizando vistorias em locais com focos de dengue, aplicando medidas de controle e prevenção. As telas para fossas visam eliminar um importante criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os testes rápidos, por sua vez, permitem uma detecção mais rápida e eficiente do vírus, auxiliando no tratamento e controle da epidemia.
O objetivo principal é proteger a população juruenense, reduzindo a incidência de casos de dengue no município. A Vigilância em Saúde reforça a importância da participação da comunidade na prevenção, solicitando a colaboração de todos para manter os quintais limpos e livres de água parada. A população também é orientada a procurar atendimento médico imediatamente em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele.
Medidas de prevenção:
- Limpeza regular de quintais e terrenos;
- Eliminação de recipientes que acumulam água;
- Utilização de telas em ralos e fossas;
- Uso de repelentes;
- Busca por atendimento médico em caso de sintomas.
A Vigilância em Saúde de Juruena permanece mobilizada no combate à dengue e convida a população a se unir nesse esforço coletivo para proteger a saúde de todos. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (66)98410-6040.
Casos Notificados
- Casos dengue notificados no SINAN ano 2024 entre:
Novembro e dezembro: 81 casos notificados residentes
de Juruena e 31 positivos
- Casos dengue notificados no SINAN ano 2025 mês de janeiro: 200 casos notificados residentes de Juruena
– 96 positivos
Observações:
Existem subnotificações de pessoas que não procuram atendimento ou vão por conta própria em estabelecimentos particulares como farmácias e afins, além disso houve oscilações constantes no sistema de informação dificultando a execução de inserções de notificações em tempo hábil.